Primeiro Helicóptero, o que comprar?

Posted on novembro 24 2009 by BH Helimodelismo

Bom, quem esta pretendendo comprar seu primeiro helicóptero certamente estará bem confuso com tanta informação e opções disponíveis.

Elétrico? Nitro? T-rex? Blade? Belt?

Bom, vou escrever aqui baseado em minha própria experiência e no que vejo acontecendo com a maioria das pessoas que entram no hobby.

O primeiro passo é você ir a um clube ou local onde já existem pessoas praticando a modalidade. Veja a operação, os vôos dos helicópteros e veja se realmente gostou e é o que você imaginava.

Se gostou, então é hora de ajudá-lo com os próximos passos.

Neste clube aí que te aconselhei a ir, você conversou com diversas pessoas, cada um deve ter te dado umas 500 dicas, uns 100 palpites e umas 50 opniões. Bom, como em qualquer área, existem realmente diversos caminhos, maneiras e equipamentos que podem ser comprados e muitas vezes baseados em preferência pessoal, verba , etc.

Vamos falar sobre o que comprar:

Hoje no mercado a marca mais em evidência é a Align com sua linha de T-Rex. Temos também bom número de Raptor´s da Thunder Tiger e são estas as duas marcas tops dentro de um segmento mais abrangente de máquinas para pilotos novatos a avançados. Digo isso porque existem marcas como a Miniature que é de inegável qualidade mas de preço extremamente elevado.

É importante lembrar que a Thunder Tiger foi responsável pela popularização dos helimodelos quando lançou o Raptor 30. Um helicóptero que podia ser configurado para ser seu helicóptero de aprendizado e também podia ser configurado para vôos 3D. Até então existiam máquinas mais simples como o Nexus da Kyosho que era a plataforma de aprendizado . Se você quisesse um helicóptero acrobático tinha que desembolsar uma verdadeira fortuna por um Xcell da Miniature Aircraft.  A Thunder Tiger reinou sozinha por anos, lançando diversos modelos que sucederam o 30 como o Raptor 50, 60, 90 mostrados na foto abaixo.

raptors

Ainda hoje estão em plena utilização, com novas versões , novos upgrades e não perdem em nada para a Align.

A Align que era uma fábrica de aspiradores de pó (sim é verdade) foi capaz de desbancar o reinado da Thunder Tiger com uma seqüencia de modelos da família T-Rex. Eu acho que o que justifica este avanço da Align foi que ela foi a que melhor soube aproveitar a onda dos modelos elétricos e lançou rapidamente helicópteros elétricos de custo atraente, alta qualidade, com as mesmas receitas de sucesso do Raptor da Thunder Tiger. O mesmo modelo que você usaria para aprender seria configurado a medida que você fosse avançando permitindo vôos acrobáticos.

Além disso a  velocidade com que novos modelos saem das pranchetas dos projetistas da Align é impressionante e isso alavancou  o market share deles.

Eu mesmo sou dono de um Raptor 50 e um Trex 600  com mesma motorização e eletrônica. E são máquinas idênticas em termos de vôo e diversão. Portanto , para você iniciante vamos nos concentrar nestas duas marcas. Por que estou dizendo isso?

Temos visto ultimamente  a invasão das cópias chinesas, os famosos “Xing-ling” como os HK que são cópias fiéis dos aclamados T-Rex da Align.

Bom, para já matar por aqui o assunto, o que é uma cópia? Um espertalhão aproveita do sucesso de algo para copiar o produto e vendê-lo na carona do original. Isso acontece com roupas, tênis, eletrônicos e tudo mais que possa ser copiado. Porém o ponto crucial aqui é SEGURANÇA. Um helimodelo não é brinquedo e pode realmente matar e ferir gravemente seu dono ou quem estiver perto. Um helicóptero cópia de outro, produzido em larga escala na China consegue ter preço muito menor que o original POR QUE?  Porque utiliza materiais de qualidade inferior, utiliza menos ou nenhum controle de qualidade em sua linha de produção.  Ora! Não existe mágica! Pra ser mais barato não dá para  usar as mesmas peças do original. Senão não conseguiria ser tão barato.

Culturalmente o brasileiro é o povo da esperteza , do famoso “jeitinho brasileiro”.  Quem nunca comprou um cd ou DVD pirata se achando o mais esperto de todos não é mesmo?

Mas CDs e DVDs piratas não poderão machucá-lo.

Assim como milhares de pessoas usam um tênis falsificado no pé e falam que é ótimo, igual ao original, vários voam helicópteros “Xing ling” e fazem bela propaganda, que voam bem, que custaram uma ninharia, que eles são os espertos.

Bom, se o que quero com este artigo é orientar um novato , tenho que abrir seu olho para o que realmente acontece.

Veja eventos e encontros de helimodelos pelo mundo. Você não vê cópias chinesas.  O Mário, grande amigo aqui de Belo Horizonte esteve nos últimos anos no IRCHA nos EUA, ele voltou do evento de 2009 dizendo que maioria absoluta dos helicópteros eram  Align. Viu poucos Raptor, Aurora, Miniature que são grandes marcas também. Mas ninguém voando cópias! Até estavam lá com estande, vendendo kits a 50 dolares, 30 dolares…mas, alguém voando? Não!

Amigo, seguramente posso aconselhar que  existem 2 marcas para você comprar:  Align e Thunder Tiger.

Mas vamos tocar no ponto que move esta decisão , DINHEIRO.

Aqueles com orçamento apertado, muitas vezes pela pressa em comprar um modelo, preferem levar aquele modelo cópia bem mais barato e já começar a praticar do que esperar e juntar dinheiro para outro modelo mais conhecido. Olha, a diferença muitas vezes nem é tão grande. E o principal que eu sempre vejo é que  QUALQUER DONO DE UM HELICÓPTERO “XING LING” QUER TER UM T-REX  E PLANEJA ESSA COMPRA PARA O FUTURO. E ELE REALMENTE VAI COMPRAR PORQUE HELIMODELISMO É ALGO FASCINANTE E TODOS QUEREM UM BOM EQUIPAMENTO. O que acontece então? Você que poderia ter esperado mais um tempo para comprar um T-rex, vai ter um heli cópia na garagem querendo vendê-lo, e estará querendo comprar um T-rex ou Raptor.  Resultado? VAI GASTAR 2 VEZES!  QUEM SABE A MELHOR OPÇÃO NÃO É UM T-REX OU RAPTOR USADO? Neste hobby muitas pessoas trocam de equipamentos frequentemente. É fácil achar bons modelos por um bom preço. Nestes casos é bom saber da procedência do modelo, se possível ver o modelo voando antes de fechar o negócio. DÊ preferência para modelos de alguém que não faz vôos 3D  pois são vôos que exigem demais do equipamento e obviamente provocam maior desgaste em todas as peças.  Mas, uma grande vantagem dos helicópteros é exatamente a vantagem que ao trocar uma peça por uma nova, o helicóptero estará perfeito como se tivesse saído da fábrica.

EU pessoalmente presenciei um helicóptero HK 450 literalmente explodir o rotor na minha frente usando uma pá de fibra de vidro “Xing ling”.  Por sorte ninguém saiu ferido mas as pás e outros pedaços saíram em alta velocidade para todos os lados.  Veja as fotos:

http://www.helisport.com.br/forum_posts.asp?TID=1526&KW=&PID=9600&title=voar-ching-ling-da-nisso#9600

Então, agora que você já foi alertado, o que comprar já que existem vários Raptor´s e vários T-rex?

Bom, dê uma lida nos nossos artigos na seção “Detalhando o Helimodelismo” para entender as características de todos os helicópteros e alguns conceitos que o ajudarão a entender benefícios e vantagens de cada modelo. Talvez você mesmo chegará a uma conclusão sobre o modelo ideal para o que você pretende.

Helimodelos maiores são mais estáveis por possuir maior área de asa, que é quem dá sustentação para o vôo. Sim, helicópteros possuem asas, mas asas rotativas, as pás! ;)

Se seu orçamento permitir opte por um  T-rex 600 ou Raptor 50.  Serão modelos que você usará indeterminadamente, pois poderá configurá-los desde o hover básico até para manobras acrobáticas avançadas.  Se vai ser elétrico ou nitro acho melhor você ler nosso artigo que faz este comparativo e ver o que melhor se adapta a você.  Se por um lado o combustível é caro e faz sujeira, as baterias para os modelos elétricos também são caras e tem ciclo de vida relativamente curto. Vale pesar as vantagens e desvantagens e você irá perceber o que é melhor para suas necessidades.

SIMULADOR DE VÔO

Item essencial é o simulador de vôo. Um programa de computador que através de um cabo USB ligado em seu próprio transmissor do helicóptero permitirá que você treine o vôo como se estivesse realmente pilotando o modelo real. É um passo essencial principalmente para o iniciante. É nele que você vai se familiarizar com os comandos e as respostas do helicóptero. Até mesmo pilotos avançados continuam usando simuladores no computador para treinar manobras. Esta é sem dúvida a dica mais preciosa para o iniciante.  Existem vários simuladores como Real Flight e Aerofly. Existem inclusive simuladores gratuitos com cabos que você compra facilmente no Mercado Livre.

No simulador você pode errar a vontade, no modelo real, um pequeno erro vai ocasionar em prejuízo, necessidade de reparar o helicóptero e obviamente um certo receio de continuar. Este item é obrigatório para um sucesso na modalidade.

SE VOCÊ ESTÁ COM O ORÇAMENTO APERTADO PARA COMPRAR UM T-REX OU RAPTOR, COMPRE PRIMEIRO APENAS O RÁDIO E O CABO PARA SIMULADOR. ISSO PORQUE MESMO VOCÊ COMPRANDO UM HELICÓPTERO AGORA, VOCÊ NÃO IRÁ VOÁ-LO TÃO CEDO ATÉ ESTAR DOMINANDO NO SIMULADOR. PRATIQUE BASTANTE O HOVER (PAIRADO)COM O HELICÓPTERO SEMPRE DE COSTAS PARA VOCÊ E QUANDO ESTIVER DOMINANDO TOTALMENTE COMECE A TREINAR O HOVER EM OUTRAS POSIÇÕES COMO DE FRENTE, DE LADO, COMECE A FAZER COM QUE O HELICÓPTERO PERCORRA FIGURAS COMO UM QUADRADO, UM CÍRCULO, VÁ SE FAMILIARIZANDO COM TODAS AS REAÇÕES.
ESTE CONSELHO MUITAS PESSOAS TEM SEGUIDO AO INVÉS DE COMPRAR QUALQUER PORCARIA CHINESA COMO OS HK 450, HK 500 E OUTROS TABAJARAS DO HELIMODELISMO.
TENHA PACIÊNCIA E PRUDÊNCIA. COMPRAR PORCARIA CERTAMENTE VAI TE DAR MUITA DOR DE CABEÇA NO FUTURO. TREINE BASTANTE, ENQUANTO ISSO ECONOMIZE NA CERVEJA E COMPRE UM HELICÓPTERO DEFINITIVO.

X DE TREINAMENTO

Após algum tempo treinando no simulador, quando você já for capaz de hoverar (manter o helicóptero voando parado) e não errar mais os comandos básicos com o rotopod-on-trex600modelo de costas para você, já podemos começar a treinar com o modelo na pista. Porém ainda assim você cometerá algumas mancadas que são normais, principalmente porque agora tem o fator stress já que se errar vai quebrar o helicóptero de verdade e não mais o do computador.

Para diminuir estas chances de lenha, usamos um X feito de tubos de carbono com bolas nas pontas. Alguns usam inclusive tubos de PVC . Este X vai ajudar até que você tenha controle suficiente para estabilizar o modelo para pouso e não correr risco de bater as pás no chão e provocar um grande dano.


INSTRUTOR E CABO TRAINER

Nos aviões é muito comum o uso de cabo trainer que é um cabo pelo qual um instrutor liga seu rádio controle ao rádio controle do aluno, e caso aconteça alguma manobra errada o instrutor pode assumir o comando e salvar o modelo.  Nos helicópteros é menos usual pois o modelo para os iniciantes está voando a poucos centímetros do chão, e muitas vezes não daria tempo do instrutor assumir o controle para salvar o aluno. Quando o aluno já estiver seguro no hover o instrutor com cabo trainer pode ser muito útil para dar segurança e ensinar o aluno a sair para vôo. Eu pessoalmente aprendi apenas com o simulador de vôo e a maioria dos meus amigos também foi assim.  Mas pessoas precisam de métodos diferentes e talvez para você seja melhor o instrutor. Se você estiver inseguro e com medo de quebrar, opte pelo instrutor com cabo treinner. Ele vai te dar segurança e você irá progredir mais rápido.

Bom, espero que este post ajude a clarear mais as idéias de quem quer começar.

Eu costumo dizer que helimodelismo é um hobby, e que como todo hobby é algo que procuramos para diversão, relaxar do stress do dia a dia. O hobby não pode ser transformado em motivo de stress ou preocupação. Então, espero que realmente este artigo possa ser levado a sério e oriente aos muitos novos interessados.

Abraço

WWW.bhhelimodelismo.com
contato@bhhelimodelismo.com

Be Sociable, Share!

40 respostas para “Primeiro Helicóptero, o que comprar?”

  1. Daniel disse:

    como encontro os locais de voos

  2. fabio disse:

    onde compro um barato, simples para treinar, de 3ch por exemplo??

  3. Matheus disse:

    queria deixar um breve parabéns à turma do BH Helimodelismo, pois já estive em VÁRIOS fóruns, e tenho que admitir que não achei um fórum tão completo, organizado e que demonstra tal hospitalidade
    espero que por meio desse e-mail eu tenha motivado mais ainda a boa vontade de vocês, e mal ae se eu enchi o saco :D
    não sou helimodelista, a não ser que alguém com 2 helicópteros “xing-ling” um 2ch e outro 3ch possa ser chamado de helimodelista :D
    tenho a intenção de comprar um, e tinha uma decisão formada, até conhecer o fórum de vocês :D
    muito obrigado mais uma vez, abraços

  4. Victor disse:

    Brinquedos caros esses! Não recomendo!

  5. Daniel Junior disse:

    Vitor, se voce quer diversão barata vai pra um buteco tomar cachaça de 1 real o litro. Ou voce pode ir soltar pipa, porque linha e papel de seda é bem barato

  6. Anônimo disse:

    Penso em pegar um Belt CP-V2, pelo preço mais em conta, e tenho lido bons comentários a seu respeito. O que voce me diz dele?

  7. Wanderson Perin disse:

    Penso em pegar um Belt CP-V2. O que voce me diz dele?

    • BH Helimodelismo disse:

      Cara, e um modelo com muito plastico, folgas, nao e um helimodelo de muita qualidade.
      é aquela opção barata pra quem quer voar de qualquer jeito.
      mas no futuro ninguem fica com ele nem da conta de ficar porque todo mundo NO MUNDO TODO voa com equipamentos bons Align, Thunder Tiger, Miniature, etc.
      Se nao tiver grana pra um Trex por exemplo, e melhor juntar, treinar no simulador e esperar pra pegar um helimodelo de verdade e gastar uma vez so.

  8. rinaldo pereira da silva disse:

    boa noite eu queria saber se voçes conhece a marca candide poi eu comercei a pouco tenpo no hooby
    e como a onde eu morro não tem loja de helimodelismo eu conprei um modelo da candide e
    panther proflight a estrutura dele e em aluminiu e o radio e de 3 chanel sera que dar para a prender a vooar nele para depois conprar um proficional des de ja obrigado

  9. Glayson disse:

    Caros amigos, estou muito interessado pelo hobby, apesar de nunca ter pilotado um, estou analisando bem antes da compra. de inicio tava pensando em um belt v2, mas de tantos comentarios estou mudando a concepção para o t-rex 450 eletrico..depois de ver o preço desse nesse link abaixo:

    http://www.rc711.com/shop/align-trex-450-sport-super-combo-3d-rtf-24g-futabajr-radio-expert-built-service-p-940.html?cPath=165_47

    e confiavel mesmo esse site? esse modelo é completo mesmo com radio e tudo pronto para voar ne isso??
    com relaçao a imposto devo correr mesmo esse risco devido o preço esta barato em comparacao ao preço aki no brasil?? meu medo é so esse!!!de ter que pagar bem mais do que isso pra retirar….

  10. Marco Bh disse:

    Boa noite.
    O tem a dizer sobre o Blaide 400 3d, este e o meu primeiro helimodelismo.
    Gostaria de saber onde posso pegar aula em BH.
    Caso tenha uma indicação ficaria grato.

  11. antonio santos aguiar disse:

    Helicoptero Candide é brinquedo e não helimodelismo. Comprei um e me dei mal, é doido, não obedece todos os comandos, mesmo em ambientes fechados. Tô fora.

  12. Thiago - MT disse:

    Amigos , gostei do texto ..

    OLha eu comprei um eletrico pequeno para ter base de controle, acha que adianta?

    Qual modelo a combustao indicado?

  13. Thiago - MT disse:

    T-Rex 700 Nitro Pro Combo é um bom modelo ? A loja mais procima de min pede À vista 2501,70
    com 7% de desconto. Ou R$2690,00Por: R$ em 6 x R$ 448,33 reais. acha que ta no preço ? Desculpe se to falando bobagem mais to começando agora.

    • Runnerba disse:

      Para quem está começando, um heli muito grande é caro e as lenhas também. Recomendo um 450 ou 500 para iniciante (ideal o 500, comecei nele, é um heli tanto para iniciantes quanto avançados). O 250, como um micro-heli, é um pouco instável e arisco, só recomendo para quem já tem experiência, apesar das peças mais baratas.

  14. Francisco giglio disse:

    Ola sou de Mococa, intrior de sp, e estou começando agora no mundo do helimodelismo. Li o artigo de vcs falando para que esta começando agora. pois bem, vc indicaram o t-rex 600 eletrico, gostei vou comrar, mas como funciona esse hover basico? como funciona essa configuraçao? espero resposta de vcs!.. obrogado.

  15. Anônimo disse:

    Onde posso comprar um bom modelo em Belo Horizonte?

  16. Felipe disse:

    Fiz bobagem em comprar umm GT 5889?

  17. Angelo Carvalho disse:

    Bom dia, estou dando uma olhada no material de voces e pretendo entrar neste mundo dos Helicopteros, moro a 60 km de BH, gostaria de saber onde fica o clube de voo, para poder fazer exatamente o que voces indicaram, ir até o clube e observar para poder tomar uma decisão de compra..

    aguardo o retorno

    Att,

    Angelo

  18. Ricardo Akerman disse:

    Sou do Rio e em janeiro,por meio de meu irmão ,que pratica automodelismo,caiu no meu colo um Raptor 30 com o chassis quebrado de um amigo dele.Eu paguei R$ 100,00 no Heli sem saber o que estava comprando.E batendo papo com diversas pessoas já experientes no helimodelismo,eu mandei fotos e todos falaram que eu dei muita sorte.Desde então fiquei apaixonado em querer voar,só que com orientação já recuperei todo o chassis e mecanicamente ele está novinho igual da caixa.Agora preciso montar a eletrônica e não sei como começar.Alguém poderia me ajudar ? Sei que devo gastar uns R$ 1500,00 ,mas fico confuso no que comprar diante de tantas configurações diferentes.Ubec,tenho um amigo que mandou eu comprar o 2 em 1 da Algin.E o resto ?
    Grato pela ajuda.
    Sds.

  19. Ricardo Akerman disse:

    Ah,rfiz um Upgrade de Raptor 30 para 50,só mantive ainda o motor OS 46.O resto mudei tudo novo do 50.

  20. Rafael SIlveira disse:

    Boa noite. Sou iniciante, li todo o artigo e estou em dúvida sobre um modelo o Titan Trex 450 Rc R/c 2.4g Helicopter 6ch 2.4ghz 3d Rtf! Alguém pode me dizer se vale apena comprar? Conforme o artigo, estive verificando a marca Align e achei um T-rex 100S, ele é indicado para iniciantes? No aguardo e um abraço!

  21. José Maria Costa Sobrinho disse:

    Olá, moro em BH, e tenho interesse em entar neste mundo do Helimodelismo, gostaria de visitar a pista de vocês, é possível??? como faço para ter um convite???

  22. Alexsander disse:

    Bom dia amigos bacana o fórum de vocês Parabéns

    Estou interessado em iniciar no hobby sou de BH onde fica algum clube de voo
    pra eu fazer exatamente o que vocês indicaram

    Desde já agradeço!

  23. Anônimo disse:

    Bom dia amigos,um dia passeando no shoping comprei um helicoptero apache ha 64 com 4 canais. O vendedor testou ele na hora ali dentro do estabelecimento mesmo fez um voo sobre o povo. Mas. Sem conhecer sobre o asunto fui ao parque testar,o resultado n poderia ser outro,n consegui nem sair do chao, acho que foi bom porque estive pensando e se ele subise como e que eu iria pousa. Rsrs. Preciso saber se apos treinar bastante no cimulador vou ter facilidade com esse modelo. Quando eu dominar mais um pouco o assunto compro um melhor.

  24. paulo mota disse:

    Bom dia amigos,um dia passeando no shoping comprei um helicoptero apache ha 64 com 4 canais. O vendedor testou ele na hora ali dentro do estabelecimento mesmo fez um voo sobre o povo. Mas. Sem conhecer sobre o asunto fui ao parque testar,o resultado n poderia ser outro,n consegui nem sair do chao, acho que foi bom porque estive pensando e se ele subise como e que eu iria pousa. Rsrs. Preciso saber se apos treinar bastante no cimulador vou ter facilidade com esse modelo. Quando eu dominar mais um pouco o assunto compro um melhor.

  25. LUIZ OTAVIO disse:

    PReciso falar com o responsavel do site a respeito do Radio JR 9503 a venda no mercado livre.

  26. Pachelly disse:

    Gostaria de comprar um simulador de helimodelismo gostaria de sabe o mas adequado e o mas em conta.

  27. ADILSON disse:

    MEU NOME É: ADILSON MORO EM CAMPINAS , JA ESTOU COM QUASE 50 ANOS , E SÓ AGORA RESOLVI ENTRAR PARA O HELIMODELISMO. MAIS TBM FIZ A COMPRA ERRADA , POIS MEU SONHO SEMPRE FOI TER UM HELICÓPTERO. COMPREI UM HELI RED WOLF DA ART TECH. E ESTOU VOANDO BEM BAIXINHO DENTRO DE CASA PORQUE AS PÁS (HÉLICES ) ESTÃO TODAS REMENDADAS E NÃO ENCONTROS PEÇAS DE REPOSIÇÃO EM LUGAR NENHUM , COMO SOU NOVO NO HELI , NEM SEI TBM ONDE PROCURAR, MAIS SOU APAIXONADO PELA LINHA ALIGN , E AINDA VOU COMPRAR PELO MENOS UM TREX 450, POIS COMO DISSE SOU INICIANTE , E OS OPUTROS MAIORES ALÉM DE CARO NÃO É PRA MIM .kkk. E HOJE O POUCO QUE SEI APRENDI TBM NO SIMULADOR, É MUITO BOM MESMO , E EU RECOMENDO , MAIS UM DIA EU CHEGO LÁ .. QUERO MANDAR UM GRANDE ABRAÇO PRA VCs AI DE BH… VALEU MESMO

  28. Paulo disse:

    Bom dia, sou iniciante e estou de olho em um blade 400 3d…. é um bom heli de inicio?

  29. Jean Furquim disse:

    Estou procurando um helimodeli que aguente o peso de 1 camera gopro, ou algum q tenha camera em alta resolução, alguma indicação?

  30. Bordoni disse:

    Pessoal comprei um Blade mcx2 , sou iniciante, estou gostando, mas gostaria de saber de alguém com mais experiência se fiz a escolha certa? Achei o preço meio Salgado R$ 550,00.

  31. junior cesar machado de lara disse:

    Amigos , sou um apaixonado por Helicóptero \ Nitro mais nunca tive um , estou interessado na diverção . Quero saber quanto custa um helicopteros modelo APACHE tudo completo , menos combustivel ..

    Aguardo suas respostas e dependendo da situação , irei ser mais um piloto radical ..

    Preciso saber onde comprar ?

  32. marcos sene disse:

    olá amigos do BH, adorei o texto. ja destruí 3 copter de 4 ch, mais fiquei meio q bom, consigo pousar ele onde eu quero, mais comprei um titan 3D 450 6ch e não tenho nem ideia como fazer simulação de voo e nem como controla-lo. veio um disco junto com o modelo mais é uns graficos de cofiguração e não entendi nada. se alguem puder me ajudar dando umas dicas agradeço muito.

  33. Transpa disse:

    Ola, pessoal, muito contente de ver este site, linguagem muito clara e ideal para quem está iniciando. Então, eu que já estou no quinto heli, estou montando um kit da copterX, pró V3.5, ainda tem algum tempo para eu terminar esta construção, mas entendi sobre a questão de SEGURANÇA, e vou infelizmente pagar com minha propria sorte os treinos iniciais de ajuste. Depois, realmente o melhor a fazer principalmente naquela fase onde se inicia os voos 3D, sair fora de marcas xing lilng. Se considerarmos o aspecto visual deste modelo, parece muito bom e bonito, mas as aparencias podem enganar. Futuramente volto a comentar as peripéicas se for oportuno. Abraço a Todos..

  34. gunther disse:

    Seria interessante um review para o pessoal explicando em detalhes o porque do t-rex ser (melhor) avaliando peça por peça do kit, sem contar a eletrônica, que pode ser avaliada também a parte.

  35. Antonio Alexandre disse:

    Tenhos alguns para vender! Quem tiver interesse me mande um email : aamarques@gmail.com

    estou de mudança e preciso me desfazer de alguns modelos.

  36. bruno disse:

    cara quero conprar um solo pro pro 180 de 6ch vc acha q ele eh considerado um brinquedo ou poisso partir pra um hk450 minha esperiencia er sor com micros

Deixe uma resposta